quinta-feira, 9 de abril de 2009

Estreia de Diogo Ferrao em Donington Park



Diogo Ferrão, piloto lisboeta, iniciou no passado dia 5 de Abril no circuito de Donington Park a sua primeira época em monologares clássicos, no campeonato inglês HSCC Grandstand Motorsport Formula Ford Championship. O 11º lugar alcançado na primeira prova do ano, que contou com 32 inscritos (o máximo admitido pelo circuito), soube a pouco ao piloto, traído por uma qualificação complicada e um arranque difícil.

Uma qualificação complicada, ditada pelo aparecimento de bandeiras vermelhas e a pista muito suja após o acidente verificado acabou por determinar o 12º lugar da grelha de partida para Diogo Ferrão. E à partida para a corrida de 15 minutos, um arranque mal calculado acabou por relegar o jovem piloto ao 17º lugar, que viria a recuperar posições atrás de posições, terminando em 11º lugar.

Segundo o piloto, “arranquei muito mal para a primeira corrida, levando-me a perder cinco lugares. Depois foi recuperar lugares até chegar ao 2º pelotão do qual não me consegui desembaraçar.” Mesmo desanimado com a sua prestação na grelha, o piloto enfatiza o seu gosto pela competição: “gostei da experiência pois deu-me mais experiência em luta dentro de pista e ultrapassagens, que nos formulas é bastante diferente dos carros de turismo”, concluí.

O Campeonato inglês HSCC Grandstand Motorsport Formula Ford Championship utiliza chassis de Formula Ford, criados até 1971, e pneus Avon com rasgos, sendo disputado em nove provas que se realizam um pouco por toda a Inglaterra. Sem o uso de asas ou slicks, os concorrentes contam apenas com o (pouco) grip mecânico para curvar. Ao mesmo tempo, a inexistência de apêndices aerodinâmicos torna as corridas mais interessantes, com inúmeras ultrapassagens.

A segunda ronda do HSCC Formula Ford será disputada a a 19 de Abril e levará Diogo Ferrão, piloto apoiado pela www.Salam.pt e Lorenzini Autosport a Cadwell Park, uma emocionante pista, conhecida como “Mini-Nürburgring” pela dificuldade que as suas lombas, subidas e descidas acentuadas, curvas de diversos gradientes e mudanças de camber proporcionam.

2 comentários:

Duarte Aguiar disse...

a proxima n tens desculpas!

André Marques disse...

Não tas em Portugal não vais para sacavém treinar arranques e depois dá nisto...

O gajo do carro azul da fotografia ia a dormir?